Pular para o conteúdo principal

Prefeitura de Equador realiza ações de saúde para os homens no Novembro Azul




A Prefeitura de Equador, através da Secretaria de Saúde, estará realizando  atividades alusivas ao Novembro Azul nos postos de saúde da cidade. A iniciativa tem o objetivo de alertar os homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Nesta quarta-feira, dia 08, nos períodos da manhã e tarde, Dr Fernando Nóbrega estará realizando consultas médicas para os homens, a partir dos 40 anos de idade, com exame de toque e solicitação do PSA e a enfermeira Alana Aluida com os testes rápidos de Sífilis e HIV e Hepatite. Essa ação acontecerá no PSFIII Maria Salete. 

 Estudo aponta eficácia do exame de PSA com 75% de precisão para rastrear câncer de próstata


O câncer de próstata matou mais de 13 mil homens em um ano no Brasil, de acordo com o último levantamento do INCA (Instituto Nacional de Câncer), e pode ser tratado na maioria dos casos através do diagnóstico precoce com a realização de exames de toque e de PSA (sangue).
Um estudo recente da Universidade de Harvard, nos EUA, mostrou a eficácia dos exames de Antígeno Prostático Específico (sigla em inglês PSA - Prostate Specific Antigen) nos fatores de diagnóstico e de risco da letalidade da doença. O exame é feito com base em amostras de sangue para rastreio precoce do câncer de próstata.
O estudo avaliou cerca de 22.071 americanos com idade entre 40 e 59 anos por um período de 30 anos, iniciado em 1982. Dos pacientes analisados com câncer e um PSA acima da média, 82% deles com idade entre 40 a 49 anos, 71% com idade entre 50 a 54 anos e 86% com 55 a 59 anos apresentaram uma forma mais letal.
Com base nos resultados de cada grupo etário e do desenvolvimento da doença, será possível analisar os riscos de outros homens com câncer de próstata de apresentarem progressão da doença de forma mais letal, além do já utilizado para diagnóstico
Em fase inicial, o câncer da próstata tem uma evolução silenciosa. Por isso, muitos homens não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata, também chamado de HPB. No entanto, quando alguns sinais começam a aparecer, 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Confira aqueles suspeitos, que merecem uma consulta ao médico:

No Brasil

O PSA se mantém no quadro de recomendação das sociedades médicas para o diagnóstico precoce da doença. Junto a ele, está o exame de toque retal, que apesar de rápido e indolor ainda enfrenta muito preconceito pelo sexo masculino.
Com o exame de toque é possível avaliar o volume, consistência, presença de irregularidades, limites, sensibilidade e mobilidade da próstata. Esses dados ajudam a prever não somente o câncer de próstata, mas outras alterações na próstata como hiperplasias (crescimento benigno de células) e prostatite (infecção na próstata causada por bactérias do intestino).   
O câncer de próstata é o segundo tumor mais frequente nos homens brasileiros, atrás do câncer de pele não-melanoma. De todos os casos de câncer no Brasil cerca de 21,3% são de próstata.
Com números alarmantes de óbitos e a eficiência dos métodos para diagnósticos, não há mais motivo para descuidar da saúde.

Sintomas

» A sensação de que sua bexiga não se esvaziou completamente e ainda persiste a vontade de urinar
» Dificuldade de iniciar a passagem da urina
» Dificuldade de interromper o ato de urinar
» Urinar em gotas ou jatos sucessivos
» Necessidade de fazer força para manter o jato de urina
» Necessidade premente de urinar imediatamente
» Sensação de dor na parte baixa das costas ou na pélvis (abaixo dos testículos)
» Problemas em conseguir ou manter a ereção
» Sangue na urina ou no esperma (esses são casos muito raros)
» Dor durante a passagem da urina, quando ejacula ou nos testículos
» Dor lombar, no quadril ou nos joelhos
» Sangramento pela uretra


Postagens mais visitadas deste blog

Identificando Cidadania - crianças e adolescentes vão receber a carteira de identidade em Equador

A Prefeitura de Equador, em parceria com o ITEP de Caicó, realizou a ação "Identificando Cidadania" com a emissão de mais de 500 carteiras de  identidade  para crianças e adolescentes. No dia 18 de agosto,na Escola Presidente Costa e Silva, das 7h às 16h, acontecerá a entrega dos documentos.  A entrega das carteiras de identidade faz parte do projeto "Identificando Cidadania", resultado de uma parceria entre o ITEP de Caicó e a Prefeitura de Equador. Mais informação procurar o Cras, centro de Equador. Documentação exigida: Registro de Nascimento (original) CPF ( original) 2 fotos 3x4 ( boa resolução/qualidade) ABRAAO CAVALCANTE DE BRITO ADRIAN EMANUEL ALVES DE AZEVEDO ADRIANA SEBASTIANA SANTOS GESUINO ADRICELLY FERREIRA GUEDES ADRIELE LIMA DOS SANTOS ADRIELLY VERONICA DE ARAUJO SANTOS ADRIELY IONE DO NASCIMENTO ADRIELY ROBERTA DA SILVA ADRYAN LUCAS DE ...

Festa de 56 anos de emancipação política de Equador atrai um bom público

A prefeita de Equador, Noeide Clemens, gostaria de agradecer a todos que prestigiaram a programação de aniversário de 56 anos de emancipação política de Equador. A programação foi montada para atender a todos os públicos, o que realmente aconteceu. Todos os eventos muito prestigiados pelos equadorenses, visitantes e filhos ausentes. A prefeita também aproveitou para entregar três veículos que vão atender as secretarias de educação e de saúde   e destacou emendas parlamentares que estão chegando e serão aplicadas em benefícios para a comunidade como calçamento e compra de equipamentos para a área da saúde. A prefeita ressaltou os pórticos que estão sendo construídos na entrada e saída de Equador e os trabalhos para concluir a Praça da Saudade em frente ao cemitério da cidade. "Queremos agradecer a todas as equipes que trabalharam incansavelmente para essa bela festa e a todas as pessoas que participaram”, comentou feliz Noeide.

Carta da Marcha destaca união do movimento municipalista e conquistas nos Três Poderes

A  XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios  foi encerrada nesta quinta-feira, 11 de abril, se consolidando como a maior mobilização realizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). Mais de nove mil gestores municipais de todo o Brasil se uniram no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB) e mostraram a força do movimento municipalista, que resultou em 22 conquistas e avanços aos Entes locais junto ao Executivo, Legislativo e Judiciário. O encerramento foi marcado pela leitura da Carta, feita pelo consultor Hugo Lembeck – ex-diretor da Confederação e ex-prefeito de Taió (SC). Veja a íntegra do documento: Carta da XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios Aproximadamente nove mil municipalistas se reuniram em Brasília/DF, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), nos dias 8 a 11 de abril de 2019, para a XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, sob o tema: Unidos pelo Brasil. Este, que é o maior encontro da democracia ...