Pular para o conteúdo principal

V Semana do Bebê e da Criança alerta para gravidez na adolescência





A Prefeitura de Equador, através do NASF, realizou nesta terça-feira, uma roda de conversa sobre “Gravidez na Adolescência” para os integrantes do grupo de jovens do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos- SCFV, da Secretaria de Assistência Social. A palestra que faz parte da programação da V Semana do Bebê e da Criança 2017 contou com a assessoria da psicóloga, Socorro​ Borba, da fisioterapeuta Alba, da assistente social Alliny Kelly, da pedagoga da Secretaria de Educação, Patrícia e da psicóloga Isabele Medeiros, da Secretaria de Assistência Social. Além da roda de conversas foi realizado dinâmicas envolvendo os jovens.
Segundo dados da organização, em todo o mundo, uma em cada cinco jovens e adolescentes dão à luz antes dos 18 anos. Em regiões mais pobres, a proporção chega a uma em cada três, o que deve exigir mais empenho das autoridades na prevenção.
Os dados da OMS indicam que, anualmente, cerca de 16 milhões de adolescentes dão à luz. Desses nascimentos, o número de mortes entre grávidas de 15 a 19 anos que não resistem às complicações decorrentes do pós-parto é bastante elevado, seja pelo alto número de abortos ilegais (3 milhões), seja por outros fatores. Além disso, é alta a mortalidade de bebês, que chega a pelo menos metade do total de nascimentos.

Os riscos de uma gravidez na adolescência incluem:

Pré-eclâmpsia e eclâmpsia;
Parto prematuro;
Bebê com baixo peso ou subnutrido;
Complicações no parto, que pode levar à uma cesária;
Infecção urinária ou vaginal;
Aumento do risco de depressão pós parto;
Aumento do risco de rejeição ao bebê.
Além da idade, o peso da adolescente também pode significar um risco, já que uma adolescente que pesa menos de 45 quilos, sem estar grávida apresenta maiores chances de gerar um bebê pequeno para a idade gestacional.

Para evitar a gravidez indesejada os adolescentes devem usar a camisinha em todo contato íntimo e ir à consulta com ginecologista, no caso das meninas, e com o urologista, no caso dos meninos para que os médicos possam informar como utilizar corretamente os métodos contraceptivos.

Postagens mais visitadas deste blog

Identificando Cidadania - crianças e adolescentes vão receber a carteira de identidade em Equador

A Prefeitura de Equador, em parceria com o ITEP de Caicó, realizou a ação "Identificando Cidadania" com a emissão de mais de 500 carteiras de  identidade  para crianças e adolescentes. No dia 18 de agosto,na Escola Presidente Costa e Silva, das 7h às 16h, acontecerá a entrega dos documentos.  A entrega das carteiras de identidade faz parte do projeto "Identificando Cidadania", resultado de uma parceria entre o ITEP de Caicó e a Prefeitura de Equador. Mais informação procurar o Cras, centro de Equador. Documentação exigida: Registro de Nascimento (original) CPF ( original) 2 fotos 3x4 ( boa resolução/qualidade) ABRAAO CAVALCANTE DE BRITO ADRIAN EMANUEL ALVES DE AZEVEDO ADRIANA SEBASTIANA SANTOS GESUINO ADRICELLY FERREIRA GUEDES ADRIELE LIMA DOS SANTOS ADRIELLY VERONICA DE ARAUJO SANTOS ADRIELY IONE DO NASCIMENTO ADRIELY ROBERTA DA SILVA ADRYAN LUCAS DE ...

Festa de 56 anos de emancipação política de Equador atrai um bom público

A prefeita de Equador, Noeide Clemens, gostaria de agradecer a todos que prestigiaram a programação de aniversário de 56 anos de emancipação política de Equador. A programação foi montada para atender a todos os públicos, o que realmente aconteceu. Todos os eventos muito prestigiados pelos equadorenses, visitantes e filhos ausentes. A prefeita também aproveitou para entregar três veículos que vão atender as secretarias de educação e de saúde   e destacou emendas parlamentares que estão chegando e serão aplicadas em benefícios para a comunidade como calçamento e compra de equipamentos para a área da saúde. A prefeita ressaltou os pórticos que estão sendo construídos na entrada e saída de Equador e os trabalhos para concluir a Praça da Saudade em frente ao cemitério da cidade. "Queremos agradecer a todas as equipes que trabalharam incansavelmente para essa bela festa e a todas as pessoas que participaram”, comentou feliz Noeide.

Carta da Marcha destaca união do movimento municipalista e conquistas nos Três Poderes

A  XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios  foi encerrada nesta quinta-feira, 11 de abril, se consolidando como a maior mobilização realizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). Mais de nove mil gestores municipais de todo o Brasil se uniram no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB) e mostraram a força do movimento municipalista, que resultou em 22 conquistas e avanços aos Entes locais junto ao Executivo, Legislativo e Judiciário. O encerramento foi marcado pela leitura da Carta, feita pelo consultor Hugo Lembeck – ex-diretor da Confederação e ex-prefeito de Taió (SC). Veja a íntegra do documento: Carta da XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios Aproximadamente nove mil municipalistas se reuniram em Brasília/DF, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), nos dias 8 a 11 de abril de 2019, para a XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, sob o tema: Unidos pelo Brasil. Este, que é o maior encontro da democracia ...