Pular para o conteúdo principal

Prefeita de Equador participa de reunião sobre Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos do Seridó



A prefeita de Equador e presidente da AMSO, Noeide Sabino, esteve mais uma vez participando de uma importante reunião no processo de implantação do Consórcio de Resíduos Sólidos do Seridó. Noeide Sabino e o presidente do Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos do Seridó, o prefeito de Lagoa Nova, Luciano Silva, estiveram com o secretário de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do RN – SEMARH, Ivan Lopes Júnior, em Natal/RN.
Na reunião, o Governo, por meio da Semarh, informou que elaborou o projeto, já tem verba garantida para a obra e  tem dado suporte ao consórcio em diversas ações, entre elas a entrada no licenciamento ambiental e no decreto de desapropriação da área onde serão construídos o aterro e as estações de transbordo. 
Você sabia? 

A implantação de um consórcio intermunicipal objetivando a destinação final dos resíduos sólidos urbanos é uma solução conjunta e uma alternativa à implantação de um aterro sanitário para cada município.

Apesar do apelo inerente de possuir um aterro municipal individual, por outro lado, isso significa também que os custos de operação, manutenção e administração incidirão totalmente para cada Administração Municipal.

Além disso, dentre os fatores levados em consideração para o incentivo à implantação de consórcios intermunicipais de aterros sanitário, destacam-se:
  • Melhoria da qualidade da operação dos aterros, evitando que se tornem lixões e gerem desperdício do dinheiro público investido na sua implantação;
  • Menor número de áreas utilizadas como aterros sanitários (possíveis focos de contaminação quando mau operados);
  • Ganhos de escala de operação e rateio dos custos administrativos e operacionais;
  • Otimização do uso de máquinas e equipamentos no aterro;
  • Maior disponibilidade de recursos para proteção ambiental;
  • Maior representatividade na solução de problemas locais.

Postagens mais visitadas deste blog

Identificando Cidadania - crianças e adolescentes vão receber a carteira de identidade em Equador

A Prefeitura de Equador, em parceria com o ITEP de Caicó, realizou a ação "Identificando Cidadania" com a emissão de mais de 500 carteiras de  identidade  para crianças e adolescentes. No dia 18 de agosto,na Escola Presidente Costa e Silva, das 7h às 16h, acontecerá a entrega dos documentos.  A entrega das carteiras de identidade faz parte do projeto "Identificando Cidadania", resultado de uma parceria entre o ITEP de Caicó e a Prefeitura de Equador. Mais informação procurar o Cras, centro de Equador. Documentação exigida: Registro de Nascimento (original) CPF ( original) 2 fotos 3x4 ( boa resolução/qualidade) ABRAAO CAVALCANTE DE BRITO ADRIAN EMANUEL ALVES DE AZEVEDO ADRIANA SEBASTIANA SANTOS GESUINO ADRICELLY FERREIRA GUEDES ADRIELE LIMA DOS SANTOS ADRIELLY VERONICA DE ARAUJO SANTOS ADRIELY IONE DO NASCIMENTO ADRIELY ROBERTA DA SILVA ADRYAN LUCAS DE ...

Festa de 56 anos de emancipação política de Equador atrai um bom público

A prefeita de Equador, Noeide Clemens, gostaria de agradecer a todos que prestigiaram a programação de aniversário de 56 anos de emancipação política de Equador. A programação foi montada para atender a todos os públicos, o que realmente aconteceu. Todos os eventos muito prestigiados pelos equadorenses, visitantes e filhos ausentes. A prefeita também aproveitou para entregar três veículos que vão atender as secretarias de educação e de saúde   e destacou emendas parlamentares que estão chegando e serão aplicadas em benefícios para a comunidade como calçamento e compra de equipamentos para a área da saúde. A prefeita ressaltou os pórticos que estão sendo construídos na entrada e saída de Equador e os trabalhos para concluir a Praça da Saudade em frente ao cemitério da cidade. "Queremos agradecer a todas as equipes que trabalharam incansavelmente para essa bela festa e a todas as pessoas que participaram”, comentou feliz Noeide.

Carta da Marcha destaca união do movimento municipalista e conquistas nos Três Poderes

A  XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios  foi encerrada nesta quinta-feira, 11 de abril, se consolidando como a maior mobilização realizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). Mais de nove mil gestores municipais de todo o Brasil se uniram no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB) e mostraram a força do movimento municipalista, que resultou em 22 conquistas e avanços aos Entes locais junto ao Executivo, Legislativo e Judiciário. O encerramento foi marcado pela leitura da Carta, feita pelo consultor Hugo Lembeck – ex-diretor da Confederação e ex-prefeito de Taió (SC). Veja a íntegra do documento: Carta da XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios Aproximadamente nove mil municipalistas se reuniram em Brasília/DF, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), nos dias 8 a 11 de abril de 2019, para a XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, sob o tema: Unidos pelo Brasil. Este, que é o maior encontro da democracia ...