Prefeita de Equador participa de reunião sobre Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos do Seridó
A prefeita de Equador e presidente da AMSO, Noeide Sabino, esteve mais uma vez participando de uma importante reunião no processo de implantação do Consórcio de Resíduos Sólidos do Seridó. Noeide Sabino e o presidente do Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos do Seridó, o prefeito de Lagoa Nova, Luciano Silva, estiveram com o secretário de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do RN – SEMARH, Ivan Lopes Júnior, em Natal/RN.
Na reunião, o Governo, por meio da Semarh, informou que elaborou o projeto, já tem verba garantida para a obra e tem dado suporte ao consórcio em diversas ações, entre elas a entrada no licenciamento ambiental e no decreto de desapropriação da área onde serão construídos o aterro e as estações de transbordo. A implantação de um consórcio intermunicipal objetivando a destinação final dos resíduos sólidos urbanos é uma solução conjunta e uma alternativa à implantação de um aterro sanitário para cada município.
Apesar do apelo inerente de possuir um aterro municipal individual, por outro lado, isso significa também que os custos de operação, manutenção e administração incidirão totalmente para cada Administração Municipal.
Além disso, dentre os fatores levados em consideração para o incentivo à implantação de consórcios intermunicipais de aterros sanitário, destacam-se:
- Melhoria da qualidade da operação dos aterros, evitando que se tornem lixões e gerem desperdício do dinheiro público investido na sua implantação;
- Menor número de áreas utilizadas como aterros sanitários (possíveis focos de contaminação quando mau operados);
- Ganhos de escala de operação e rateio dos custos administrativos e operacionais;
- Otimização do uso de máquinas e equipamentos no aterro;
- Maior disponibilidade de recursos para proteção ambiental;
- Maior representatividade na solução de problemas locais.
