Pular para o conteúdo principal

Setembro Amarelo: equipe do NASF realiza palestra sobre prevenção ao suicídio






A psicóloga Socorro Borba e a assistente social Alliny Kelly, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), da Secretaria Municipal de Saúde de Equador, realizaram uma palestra com a temática: “Setembro Amarelo: Precisamos falar sobre suicídio” para o grupo de jovens do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), da Secretaria de Assistência Social.

De acordo com a psicóloga Socorro Borba, ‘Setembro Amarelo’ é uma campanha que tem o objetivo de alertar a população sobre a realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. “No Brasil, a campanha ocorre no mês de setembro desde o ano de 2014, por meio de identificação de locais públicos pela cor amarela e divulgação de informações”, informa a psicóloga.
Ela acrescenta que a OMS – Organização Mundial de Saúde estima que ocorram, no Brasil, 12 mil suicídios por ano e no mundo, são mais de 800 mil ocorrências, isto é, uma morte por suicídio a cada 40 segundos, conforme o primeiro relatório mundial sobre o tema, divulgado pela OMS, em 2014. “É um assunto complexo, que se espelha em fatores biológicos, genéticos, psicológicos, sociais e também culturais. Em geral, a vontade de acabar com a própria vida é provocada pela falta absoluta de perspectiva e uma enorme sensação de desamparo e angústia”, explica Socorro Borba.

Sinais de risco

A psicóloga afirma que há alguns sinais que podem ser identificados por familiares e amigos como sendo de risco, auxiliando a prevenção, são eles: desinteresse pelas atividades que sempre foram prazerosas, sentimento de inutilidade, culpa e desesperança, cansaço extremo, irritabilidade, dificuldade de concentração e de tomar decisões e até mesmo falta de higiene com o próprio corpo são comportamentos de alerta. A pessoa tende também a achar que é um fardo para seus amigos e sua família.

Frases de alerta:

– Muitas coisas ruins passam na minha cabeça
– Minha vida não tem mais sentido
– Não aguento mais essa vida
– Queria dormir para sempre
– Queria fugir e nunca mais voltar

Importante!

Tanto as pessoas mais próximas como desconhecidos são capazes de acolher e mesmo encaminhar a pessoa suscetível ao tratamento com os profissionais adequados, com simples ações: escutar a pessoa atentamente; compreender o sentimento sem julgar; perguntar sobre o pensamento ou ideia existente; caso a pessoa tenha acesso a métodos suicidas remova-os imediatamente e oriente a pessoa buscar ajuda nas Unidades de Saúde ou no própio NASF.

Postagens mais visitadas deste blog

Identificando Cidadania - crianças e adolescentes vão receber a carteira de identidade em Equador

A Prefeitura de Equador, em parceria com o ITEP de Caicó, realizou a ação "Identificando Cidadania" com a emissão de mais de 500 carteiras de  identidade  para crianças e adolescentes. No dia 18 de agosto,na Escola Presidente Costa e Silva, das 7h às 16h, acontecerá a entrega dos documentos.  A entrega das carteiras de identidade faz parte do projeto "Identificando Cidadania", resultado de uma parceria entre o ITEP de Caicó e a Prefeitura de Equador. Mais informação procurar o Cras, centro de Equador. Documentação exigida: Registro de Nascimento (original) CPF ( original) 2 fotos 3x4 ( boa resolução/qualidade) ABRAAO CAVALCANTE DE BRITO ADRIAN EMANUEL ALVES DE AZEVEDO ADRIANA SEBASTIANA SANTOS GESUINO ADRICELLY FERREIRA GUEDES ADRIELE LIMA DOS SANTOS ADRIELLY VERONICA DE ARAUJO SANTOS ADRIELY IONE DO NASCIMENTO ADRIELY ROBERTA DA SILVA ADRYAN LUCAS DE ...

Festa de 56 anos de emancipação política de Equador atrai um bom público

A prefeita de Equador, Noeide Clemens, gostaria de agradecer a todos que prestigiaram a programação de aniversário de 56 anos de emancipação política de Equador. A programação foi montada para atender a todos os públicos, o que realmente aconteceu. Todos os eventos muito prestigiados pelos equadorenses, visitantes e filhos ausentes. A prefeita também aproveitou para entregar três veículos que vão atender as secretarias de educação e de saúde   e destacou emendas parlamentares que estão chegando e serão aplicadas em benefícios para a comunidade como calçamento e compra de equipamentos para a área da saúde. A prefeita ressaltou os pórticos que estão sendo construídos na entrada e saída de Equador e os trabalhos para concluir a Praça da Saudade em frente ao cemitério da cidade. "Queremos agradecer a todas as equipes que trabalharam incansavelmente para essa bela festa e a todas as pessoas que participaram”, comentou feliz Noeide.

Carta da Marcha destaca união do movimento municipalista e conquistas nos Três Poderes

A  XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios  foi encerrada nesta quinta-feira, 11 de abril, se consolidando como a maior mobilização realizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). Mais de nove mil gestores municipais de todo o Brasil se uniram no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB) e mostraram a força do movimento municipalista, que resultou em 22 conquistas e avanços aos Entes locais junto ao Executivo, Legislativo e Judiciário. O encerramento foi marcado pela leitura da Carta, feita pelo consultor Hugo Lembeck – ex-diretor da Confederação e ex-prefeito de Taió (SC). Veja a íntegra do documento: Carta da XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios Aproximadamente nove mil municipalistas se reuniram em Brasília/DF, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), nos dias 8 a 11 de abril de 2019, para a XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, sob o tema: Unidos pelo Brasil. Este, que é o maior encontro da democracia ...