Pular para o conteúdo principal

Quais foram as mudanças no Enem?





A partir de 2017, as provas passarão a ser aplicadas em dois domingos seguidos. Antes, o Enem acontecia em um único fim de semana (sábado e domingo).

Essas mudança no Enem 2017, de aplicar a prova em dois domingos, soluciona a situação dos sabatistas - pessoas que, pela sua religião, guardam os sábados. Até o ano passado, os sabatistas deviam entrar no local da prova no mesmo horário que os demais candidatos, mas só começavam a fazer a prova às 19h. De acordo com o Inep, órgão responsável pela organização do Enem, em 2016 foram 76 mil sabatistas inscritos. Graças à mudança, neste ano eles não precisarão mais ficar confinados durante 5 horas esperando para começar o exame.

A redação passa a ser aplicada no primeiro dia de prova.
A decisão de mudar o dia da Redação do Enem do segundo para o primeiro dia de prova foi tomada com base em sugestões coletadas em consulta pública sobre o exame. Assim, a divisão ficará da seguinte forma a partir de 2017:
Primeiro domingo (duração da prova: 5h30)
- Redação
- Linguagem, Código e suas Tecnologias
- Ciências Humanas e suas Tecnologias
Segundo domingo (duração da prova: 4h30)
- Matemática
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Não existe mais a possibilidade de obter certificado de conclusão do Ensino Médio por meio do Enem.
Quando o Enem foi lançado, em 1998, o exame tinha o objetivo de avaliar a qualidade do Ensino Médio por meio do desempenho dos alunos. No entanto, ao longo dos anos, foram sendo atribuídas várias outras utilidades para a prova. No entanto, a partir deste ano isso vai mudar, porque, segundo o Inep, as pessoas poderão obter esse certificado por meio da realização do Exame Nacional de Certificação de Jovens e Adultos (Encceja), que é o exame adequado para esse fim.

Cadernos de questões passaram a ser personalizados com o nome gravado de cada candidato.
Trata-se de uma medida de segurança, para evitar fraudes. Os cadernos de questões e os cartões de resposta deste ano serão identificados com o nome e o número de inscrição dos candidatos.

Se você precisa de atendimento especial, deve solicitar tempo adicional no ato da inscrição e não mais na hora da prova.
Essa é uma mudança na organização da prova. Até o ano passado, pessoas com deficiência e que, por isso, precisavam de tempo extra para a realização da prova, podiam solicitar isso na hora da prova. A partir de 2017, a solicitação de tempo adicional deverá ser feita já na inscrição e os solicitantes devem anexar um documento que comprove os motivos do pedido desse atendimento especial.

Para pedir isenção da taxa de inscrição, o candidato passa a ter de informar seu Número de Identificação Social (NIS) no ato da inscrição.
Esta é mais uma medida para aumentar a segurança contra fraudes. Até 2016, a isenção era concedida por meio de autodeclaração e não havia verificações sobre a veracidade da informação. A partir deste ano, o sistema fará a busca automática dos dados do candidato a partir da declaração do NIS. Podem solicitar inscrição gratuita Enem:
  • Quem concluiu o Ensino Médio em escola pública;
  • Quem é cadastrado no Cadastro Único (CadUnico), do Ministério de Desenvolvimento Social e Reforma Agrária, que identifica pessoas integrantes de famílias de baixa renda;
  • Quem tem renda familiar igual ou inferior a um salário mínimo e meio por pessoa e tenha cursado o Ensino Médio inteiro em escola pública ou em escola privada com bolsa integral.

Quem tiver concedida a inscrição gratuita em 2017 e não comparecer à prova sem justificativa não poderá usar o benefício em 2018.
Esta é uma mudança no Enem 2017 para reduzir as faltas. Em 2016, 30% dos inscritos não compareceram ao exame. A partir deste ano, quem receber a gratuidade na inscrição deve justificar a ausência por meio de atestado médico ou documento oficial que comprove a impossibilidade de comparecimento, ou seja, não haverá mais justificativa por autodeclaração.

Ainda poderei usar a nota do Enem para Sisu, Prouni e Fies?
Sim, poderá, isso não mudou. A nota no Enem continuará sendo consultada para classificar os candidatos a uma vaga em faculdades públicas pelo Sisu, a uma bolsa de estudos pelo Prouni e a um financiamento pelo Fies.

Fonte: Quero Bolsa

Postagens mais visitadas deste blog

Identificando Cidadania - crianças e adolescentes vão receber a carteira de identidade em Equador

A Prefeitura de Equador, em parceria com o ITEP de Caicó, realizou a ação "Identificando Cidadania" com a emissão de mais de 500 carteiras de  identidade  para crianças e adolescentes. No dia 18 de agosto,na Escola Presidente Costa e Silva, das 7h às 16h, acontecerá a entrega dos documentos.  A entrega das carteiras de identidade faz parte do projeto "Identificando Cidadania", resultado de uma parceria entre o ITEP de Caicó e a Prefeitura de Equador. Mais informação procurar o Cras, centro de Equador. Documentação exigida: Registro de Nascimento (original) CPF ( original) 2 fotos 3x4 ( boa resolução/qualidade) ABRAAO CAVALCANTE DE BRITO ADRIAN EMANUEL ALVES DE AZEVEDO ADRIANA SEBASTIANA SANTOS GESUINO ADRICELLY FERREIRA GUEDES ADRIELE LIMA DOS SANTOS ADRIELLY VERONICA DE ARAUJO SANTOS ADRIELY IONE DO NASCIMENTO ADRIELY ROBERTA DA SILVA ADRYAN LUCAS DE ...

Festa de 56 anos de emancipação política de Equador atrai um bom público

A prefeita de Equador, Noeide Clemens, gostaria de agradecer a todos que prestigiaram a programação de aniversário de 56 anos de emancipação política de Equador. A programação foi montada para atender a todos os públicos, o que realmente aconteceu. Todos os eventos muito prestigiados pelos equadorenses, visitantes e filhos ausentes. A prefeita também aproveitou para entregar três veículos que vão atender as secretarias de educação e de saúde   e destacou emendas parlamentares que estão chegando e serão aplicadas em benefícios para a comunidade como calçamento e compra de equipamentos para a área da saúde. A prefeita ressaltou os pórticos que estão sendo construídos na entrada e saída de Equador e os trabalhos para concluir a Praça da Saudade em frente ao cemitério da cidade. "Queremos agradecer a todas as equipes que trabalharam incansavelmente para essa bela festa e a todas as pessoas que participaram”, comentou feliz Noeide.

Carta da Marcha destaca união do movimento municipalista e conquistas nos Três Poderes

A  XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios  foi encerrada nesta quinta-feira, 11 de abril, se consolidando como a maior mobilização realizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). Mais de nove mil gestores municipais de todo o Brasil se uniram no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB) e mostraram a força do movimento municipalista, que resultou em 22 conquistas e avanços aos Entes locais junto ao Executivo, Legislativo e Judiciário. O encerramento foi marcado pela leitura da Carta, feita pelo consultor Hugo Lembeck – ex-diretor da Confederação e ex-prefeito de Taió (SC). Veja a íntegra do documento: Carta da XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios Aproximadamente nove mil municipalistas se reuniram em Brasília/DF, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), nos dias 8 a 11 de abril de 2019, para a XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, sob o tema: Unidos pelo Brasil. Este, que é o maior encontro da democracia ...